Um museu dedicado aos videojogos, em Portugal? Sim, e abre já no dia 16 de julho!
O conceito é inovador e prepara-se para abrir portas pela primeira vez no nosso país. Um museu dedicado aos videojogos e à tecnologia de Portugal, chamado Nostálgica, chega à cidade de Lisboa no dia 16 de julho.
A Casa Alexandre Gusmão, no Palácio dos Aciprestes, foi o local escolhido para acolher o projeto. É lá que vais poder descobrir a história da cultura pop desde os anos 80, graças aos mais de 3500 equipamentos tecnológicos que o museu disponibiliza no seu acervo.
Numa primeira fase, o museu estará aberto às quartas-feiras para as escolas e universidades, mediante marcação prévia. Aos sábados, estará aberto ao público em geral. Mas num futuro próximo, é possível que o horário de funcionamento seja alargado, para que mais pessoas possam visitar o espaço.
O Nostálgica nasceu pela mão de Mário Tavares, um colecionador de consolas e outros artefactos da cultura pop dos anos 80 e 90. A ideia surgiu na edição de 2015 do Lisboa Games Week, teve feedback positivo, e transformou-se num projeto que conta com o apoio da Fundação Marquês de Pombal.